A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) foi consagrada como a melhor deputada do Brasil na votação popular do Prêmio Congresso em Foco 2024, marcando um momento histórico ao se tornar a primeira mulher trans a vencer na principal categoria da premiação. Com 88.616 votos, Hilton se destacou na cerimônia realizada nesta quinta-feira (29/08), em Brasília, onde reafirmou seu compromisso com a defesa das minorias, especialmente a comunidade LGBTQIAP+.
Desde sua eleição em 2022 como a primeira deputada federal negra e trans da história do Brasil, Hilton tem sido uma voz poderosa na luta pelos direitos das minorias e na representação da diversidade no Congresso Nacional. Em seu discurso de agradecimento, ela destacou que o prêmio serve como “combustível” para continuar enfrentando os desafios de representar a diversidade em um espaço historicamente excludente. “O Congresso Nacional ainda não suporta a chegada da diversidade, da dissidência, daquelas e daqueles que sempre estiveram do lado de fora e que agora entram de cabeça erguida”, afirmou a parlamentar.
Hilton também enfatizou a importância da presença de mulheres negras, pessoas LGBTQIAPN+, travestis e transexuais na política, ressaltando que sua vitória é um passo importante na reconstrução de um país mais justo e igualitário. Além de ser eleita a melhor deputada do Brasil, Erika Hilton também recebeu os prêmios de “Melhor Deputada do Sudeste” e “Destaque do Júri em Cidades Inteligentes”.
Nas redes sociais, a deputada celebrou as conquistas e expressou sua gratidão aos eleitores e jurados, afirmando que se sente honrada pela confiança depositada em seu trabalho, especialmente em seu segundo ano de mandato. “Eu sequer consigo descrever a felicidade de contar com tamanha confiança do povo no meu trabalho ainda no meu segundo ano de Congresso”, celebrou.
Com informações de Congresso em Foco e Pheeno
Commentaires