top of page
logo no sigilo.png
Foto do escritorDa Redação

Eventos LGBTQIA+ ajudam a movimentar o turismo no país

O Salão do Turismo foi palco de um debate norteado pelo respeito, tolerância e muito diálogo sobre projetos de Turismo LGBTQIA+. No painel “Rota do Respeito e da Tolerância: Inclusão e Diversidade – em alusão à comemoração do Dia Mundial do Turismo LGBTQIA+”, realizado no Núcleo do Conhecimento – importantes atores dessa causa falaram sobre problemas, soluções e incentivos ao tema.

“O Ministério do Turismo está aberto ao diálogo e à participação social. O segmento LGBTQIA+ é muito expressivo no mundo e estamos remodelando o diálogo com esse público para fortalecer e atender essas necessidades. O debate hoje, no Salão, foi fundamental nesse processo. Tivemos especialistas discutindo políticas públicas, e agora nosso papel será ampliar esse diálogo. Um dos principais pontos é a empregabilidade e a capacitação. Vamos avançar cada vez mais nessa área”, destacou Juliana Oliveira, chefe da Assessoria de Participação Social e Diversidade do Ministério do Turismo e também moderadora do painel.


O encontro destacou a importância da realização de eventos como as Paradas LGBT, que movimentam o turismo local, gerando renda e empregos. “A Parada teve esse crescimento exponencial porque ela trouxe para as ruas a visibilidade que o movimento precisava. E ela movimenta todo o entorno em cada região que acontece: comércio, gastronomia e o turismo. Por isso, a nossa ideia é transformar essas paradas em um produto turístico. Recebemos turistas nacionais e internacionais nesses eventos. O potencial é enorme”, explicou Almir Nascimento, diretor institucional da Parada LGBT de São Paulo.


Os números do setor demonstram o potencial desse segmento e a necessidade da construção de parcerias e projetos. “O Brasil tem uma força muito grande no setor LBGT. Somos o segundo país com maior número de LGBTs. Além disso, temos cerca de 4 milhões de consumidores no mundo inteiro. Hoje, 25% da geração Z se diz LBTG. Por isso, ter o MTur pensando a favor desse público é um grande aliado”, explicou Clóvis Casemiro, da Associação Internacional de Turismo LGBT (IGLTA).


O diálogo sobre o Turismo LGBT reuniu ainda outros especialistas, como Joana Mendes, do Garotas ao Mar Weekend, e André Loyola, representante da Câmara de Comércio e Turismo LGBT do Brasil.


CARTILHA – A população LGBTQIA+ é uma das que mais cresce no turismo mundial. Logo, saber a melhor forma de recebê-la, sem diferenciação, é fundamental para o bem-estar e o sentimento de acolhimento e segurança. Pensando nisso, o Ministério do Turismo, em parceria com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, disponibiliza a cartilha “Dicas para Atender Bem Turistas LGBTQIA+”. Acesse o material na íntegra AQUI.


Temas como sustentabilidade, COP30, investimentos no turismo, acessibilidade e boas práticas do turismo nacional marcarão os debates, entre os dias 8 e 10 de agosto. Na programação, também estão agendadas reuniões sobre segurança turística e a estratégia Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), além do “Encontro de Negócios Sebrae”, que busca fortalecer micro e pequenos empresários do setor turístico.


A 8ª edição do Salão, realizada pelo Ministério do Turismo, aconteceu entre os dias 08 e 11 de agosto, no Riocentro (RJ).


Fonte: Agência GOV, via Min. do Turismo

6 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page